• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Exportação de commodities cresce, mas preço ainda é inferior ao de 2011


Quarta-feira, 26 de setembro de 2012 - 09h02

A exportação de commodities retomou um bom ritmo e deve obter um resultado melhor neste mês do que no anterior. Os destaques são minério, milho e carnes.


As vendas externas de milho já somam 2,37 milhões de toneladas nos 14 primeiros dias úteis do mês. Durante todo o mês passado somaram 2,7 milhões.


Se for mantido esse mesmo ritmo nos sete dias úteis que ainda faltam para o término do mês, as exportações poderão atingir 3,5 milhões de toneladas.


Mesmo que a média por dia útil recue para a metade do que já foi até agora, as exportações somarão 3 milhões de toneladas neste mês.


O volume cresce, mas o valor recuou para US$267 por tonelada, 12% menos do que há um ano.


O minério de ferro também mostra recuperação. As exportações deste mês superam em 27% as de agosto, mas o preço da tonelada caiu 10%, para US$90. As vendas externas deste mês devem superar 30 milhões de toneladas, acima dos 27 milhões de agosto.


A demanda externa pela carne brasileira também sobe, e os preços se recuperam em relação aos de agosto. Ainda são inferiores, no entanto, aos praticados em setembro de 2011.


A carne suína é a que mais cresce em volume exportado: 40% mais do que em agosto. A seguir vem a bovina e a de frango, que subiram 23% e 20%, respectivamente.


As vendas externas de carne suína "in natura" já somam 40 mil toneladas. A média tem sido de 2.900 toneladas por dia útil.


As vendas de álcool, em vista de contratos feitos anteriormente, já somam 353 milhões de litros neste mês, 204% mais do que em igual período do ano passado.


Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 25 de setembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja